Hoje, 23 de setembro de 2010, minha querida cidade está de aniversário. Timbé do Sul, esta fazendo 43 anos de emancipação político administrativa. Parabéns a todos aqueles que contribuiram e contribuem para o desenvolvimento de nosso município, de forma especial aos primeiros colonizadores, que com garra e coragem entalharam em meio a mata fechada, na base da serra geral, usando apenas as ferramentas da época o início de um povoado, que hoje transformou-se em uma cidade, admirada por suas belezas naturais e amada por seu jeito de ser.
A colonização de Timbé do Sul ocorreu entre 1872 e 1914, com incentivo do Governo Federal.
A ocupação das terras pelos imigrantes foi planejada, com fornecimento de sementes, ferramentas e alimentos até a primeira colheita. A região recebeu gauchos descendentes de italianos, como José Marchesini, Pio Damiani, Ernesto e Angelo Zanelatto, bem como João e Mansueto Pelozatto, esses os primeiros colonizadores a se instalarem em nossas terras com suas famílias.
Logo o lugarejo então denominado Rocinha começou a prosperar, dando-se início a estradas, vendas e serrarias. A primeira casa de comércio foi instalada em 1920, pelo imigrante Carlos Savi.
O nome Timbé do Sul, vem de uma planta abundante na região, conhecida por taimbé, mais pelo mal pronunciamento do português na época, a pronúncia ficou Timbé.
Quando o município emancipou-se de Turvo em 1967, passou a chamar-se portanto Timbé do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário